Domingo, 28 de Junho de 2026
13°C 25°C
Toledo, MG
Publicidade

Comissão de Agricultura debate experiências brasileiras com polos produtivos de fruticultura

Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas A Comissão ...

25/08/2023 às 12h15
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas - (Foto: Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)
Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas - (Foto: Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (29) as experiências brasileiras com polos produtivos de fruticultura. O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que solicitou a audiência pública, destaca que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, pois possui uma diversidade climática e geográfica que possibilita o cultivo de diversas frutas em diferentes regiões ao longo do ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

"A fruticultura no Brasil valoriza a riqueza vegetal e cultural do País, baseando-se nos três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental –, preservando a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional", afirma.

"A produção brasileira de frutas ultrapassa as 41 milhões de toneladas, ocupando em média 2,6 milhões de hectares – ou seja, apenas 0,3% do território nacional é ocupado pela fruticultura, diante dos 7,8% ocupados por lavouras. São mais de 940 mil estabelecimentos agropecuários distribuídos em todas as regiões do País, dos quais, 81% se enquadram como agricultura familiar. Em 2021, a atividade frutícola empregou 193,9 mil trabalhadores formais, o que corresponde a 11,5% do total de postos de trabalho na agropecuária", detalha.

Continua após a publicidade
Anúncio

Vieira de Melo diz que, atualmente, apenas sete variedades de frutas representam mais de 80% do faturamento do setor no mercado externo e que há potencial para aumentar a produção, a oferta e a participação no cenário global. E ressalta ainda a importância da promoção do consumo de frutas no mercado interno para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Convidados
Foram convidados para debater o assunto com os parlamentares, entre outros:
- o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Domingo Haroldo Rudolfo Conrado Reinhardt;
- o coordenador de programa na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Antonio Palladini;
- o diretor de inovação e conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Vicente de Sanches.

Continua após a publicidade
Anúncio

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 6.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
21°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

21° Sensação
2.96km/h Vento
53% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Seg 26° 13°
Ter 22° 12°
Qua 22° 12°
Qui 23° 13°
Sex 12°
Atualizado às 12h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,482,31 -0,25%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade