Fiscais do Procon-SP interditaram um posto de combustível em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por falhas consideradas graves como impedir a continuidade da vistoria, não possuir notas fiscais dos combustíveis comercializados e não informar os nomes dos distribuidores nas bombas de abastecimento. Em outro posto, os funcionários deixaram o local durante a fiscalização.
Estas fiscalizações foram resultado de denúncias feitas por consumidores no site do Procon-SP e por outras instituições. Neste ano, a Fundação retomou ações aos finais de semana, também em função de denúncias sobre mudança de posturas de alguns estabelecimentos em relação à forma de trabalhar entre segunda e sexta.
Dos nove estabelecimentos vistoriados, seis apresentaram irregularidades, incluindo ausência de notas fiscais, falta de informações obrigatórias nas bombas e ausência de painéis de preços na entrada, em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e demais legislações vigentes.
As ações de fiscalização em postos de combustíveis se tornaram mais estratégicas e necessárias por causa da suspeita das autoridades policiais que investigam a possibilidade de adulteradores de bebidas terem adquirido etanol em postos de combustíveis, os quais, por sua vez, estaria comercializando o produto também adulterado, com a adição de metanol – substância altamente tóxica e que traz sérios riscos para as pessoas, inclusive quando usado como combustível automotivo.
O Procon-SP orienta os consumidores a redobrarem a atenção ao abastecer. Caso identifiquem práticas suspeitas — como preços muito abaixo da média ou indícios de adulteração —, devem registrar uma denúncia no site www.procon.sp.gov.br.
Para formalizar a denúncia, é necessário:
O consumidor pode solicitar anonimato e seus dados não serão compartilhados com o estabelecimento. As denúncias fundamentadas podem resultar em novas fiscalizações e sanções administrativas.
Outra medida preventiva é optar por postos que utilizam bombas certificadas pelo Ipem-SP, equipadas com tecnologia antifraude volumétrica. No portal do Procon-SP há um link direto para a lista de postos com equipamentos certificados e orientações adicionais para garantir abastecimentos seguros e transparentes.
O Procon-SP recomenda que, ao abastecer o seu veículo, o consumidor tenha atenção a alguns pontos para tentar se prevenir e evitar problemas com combustível adulterado:
Mín. 14° Máx. 24°