Nesta sexta-feira (3/10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) entregou em Januária, Norte do estado, as novas instalações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A sede da unidade, localizada na Avenida São Francisco, 106, Centro, foi revitalizada e representa um avanço significativo no combate à violência doméstica e familiar.
Com espaço moderno, humanizado e seguro, a Deam foi planejada para acolher adequadamente as vítimas de violência de gênero. Além de ambientes preparados para assegurar privacidade e dignidade durante os procedimentos policiais, a delegacia conta com sala de depoimento especial e brinquedoteca para crianças e adolescentes.
A titular da unidade, delegada Natália Moura, enfatizou a importância do atendimento humanizado. “Mais do que um espaço físico, a Deam é um local de acolhimento e escuta qualificada. Nosso objetivo é garantir que cada mulher que procure a delegacia seja recebida com respeito, proteção e esperança de reconstruir sua vida livre da violência”.
A inauguração da unidade está alinhada ao programa institucional PCMG por Elas, que visa ampliar as ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher em Minas Gerais.
Proteção
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher integra a estrutura da Polícia Civil em Januária desde 2013. As intervenções na unidade fazem parte do projeto estratégico da PCMG Sedes Novas, que prevê investimentos em novas instalações, reformas e melhorias prediais. A revitalização da Deam foi viabilizada por recursos de emendas parlamentares estaduais e do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Januária.
No evento, a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou a relevância da entrega: “A nova sede da Deam é fruto de dedicação e esforço coletivo. Mais do que uma conquista institucional, é um compromisso concreto com a proteção das mulheres e meninas vítimas de violência. É mais um passo do projeto Sedes Novas sendo cumprido, em benefício de toda a região”.
O delegado regional em Januária, Luiz Bernardo, destacou o impacto da Deam também na responsabilização dos autores de violência. “Com a unidade, garantimos maior celeridade na apuração das ocorrências e fortalecemos as políticas públicas de enfrentamento da violência de gênero”, reiterou o chefe do 11º Departamento em Montes Claros, delegado-geral Jurandir Rodrigues.
A solenidade contou com a presença de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de autoridades locais e regionais da segurança pública.
Mín. 14° Máx. 23°