Terça, 16 de Junho de 2026
11°C 19°C
Toledo, MG
Publicidade

Governo de Minas apresenta medidas de combate às mudanças climáticas em cúpula nos Estados Unidos

Às vésperas da COP no Brasil, vice-governador aborda iniciativas de MG em fórum com cerca de 200 líderes globais

25/04/2025 às 07h26
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Governo de Minas / Divulgação
Governo de Minas / Divulgação

O Governo de Minas apresentou as medidas adotadas para mensurar os desafios e as soluções para combater as mudanças climáticas no estado, durante a cúpula de ações climáticas dos Estados Unidos, que está sendo realizada em Washington durante toda a semana.

A organização Climate Group reúne lideranças governamentais, empresariais e do terceiro setor no US Climate Action Summit 2025, em que discute os desafios para incentivar ações em prol de um modelo econômico sustentável para o meio ambiente. O evento ocorre a menos de sete meses da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA), em novembro.

Nesta quinta-feira (24/4), o vice-governador Mateus Simões esteve em um fórum com mais de 200 líderes globais sobre questões climáticas, onde enalteceu o protagonismo de Minas Gerais e os esforços do Estado em estabelecer padrões para garantir a implantação de políticas, como a campanha Race to Zero, compromisso global para neutralizar as emissões de carbono até 2050, ao qual Minas foi o primeiro ente subnacional a aderir na américa Latina.
 

Continua após a publicidade
Anúncio

Continua após a publicidade
Anúncio
 

"Minas Gerais é referência internacional em mudanças climáticas quando falamos em estados e municípios, temos também nosso Plano de Ações Climáticas (Plac), medindo nossas ações, estabelecemos pactos envolvendo agricultura e indústria", destacou Mateus Simões.

 
  
  

Continua após a publicidade
Anúncio


No intercâmbio com organizações interessadas em adotar medidas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o vice-governador mineiro também apresentou ferramentas utilizadas no estado, como a calculadora MRV Climático, que gerencia resultados e impactos das ações implementadas (a sigla que se refere a Monitoramento, Relato e Verificação dos dados), criada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad)

A participação do Estado também teve como foco a captação de parcerias para o desenvolvimento de projetos de transição energética, reflorestamento, infraestrutura verde e economia de baixo carbono. Simões enfatizou a capacidade de produção de energia renovável em Minas, desde a liderança em energia solar no Brasil até os investimentos em lítio e aço verde no estado.
 

Continua após a publicidade
Anúncio
 

"Em Minas Gerais, meio ambiente é também uma questão econômica, usando nosso potencial em energias renováveis e gerando oportunidades e empregos. Dessa forma, nós conseguimos fazer essa agenda avançar", afirmou o vice-governador de Minas.

 
  
  

Continua após a publicidade
Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
14°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 19°

14° Sensação
1.62km/h Vento
80% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
06h44 Nascer do sol
05h28 Pôr do sol
Qua 21°
Qui 19°
Sex 21°
Sáb 23° 13°
Dom 21° 12°
Atualizado às 09h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,09 +0,82%
Euro
R$ 5,91 +0,90%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 354,494,34 -1,33%
Ibovespa
169,208,67 pts -0.71%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade