Quarta, 24 de Junho de 2026
11°C 14°C
Toledo, MG
Publicidade

Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais

Documento apresenta panorama inicial da implementação de 202 ações voltadas à melhoria da qualidade do ar em municípios prioritários do estado

24/06/2026 às 12h26
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou o Relatório Inaugural de Acompanhamento da Implementação das Ações de Redução das Emissões de Poluentes Atmosféricos do  Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais (PCEA-MG) . O documento marca o início da etapa permanente de monitoramento das ações previstas pelo plano, instrumento estratégico voltado ao controle e à redução da poluição atmosférica no estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O relatório apresenta o primeiro panorama consolidado da implementação das medidas previstas no PCEA-MG, que abrange inicialmente os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Ipatinga, São José da Lapa e Timóteo. As localidades foram selecionadas com base em critérios técnicos relacionados ao histórico da qualidade do ar, à disponibilidade de dados de monitoramento e à existência de informações sobre fontes emissoras de poluentes.
 
A publicação representa um importante avanço para a política estadual de qualidade do ar ao reunir informações sobre o processo de elaboração do plano, as reuniões realizadas com instituições parceiras e os resultados parciais do delineamento das ações propostas para cada município. O documento também detalha responsabilidades institucionais, prazos estimados, eixos estratégicos de atuação e o estágio de execução das medidas previstas.
 
Ao todo, foram consolidadas 202 ações e subações voltadas a diferentes frentes de trabalho, como atualização de inventários de fontes de emissão, aprimoramento de diagnósticos ambientais, controle de emissões industriais e veiculares, prevenção de queimadas, educação ambiental, fiscalização, monitoramento e fortalecimento da gestão municipal da qualidade do ar.
 
O relatório também identificou 228 responsabilidades institucionais relacionadas à execução das ações, evidenciando a necessidade de atuação integrada entre o Governo de Minas, prefeituras e demais órgãos com atribuições na área ambiental.
 
A construção das propostas contou com a participação ativa dos municípios envolvidos. O apoio das administrações municipais e das equipes técnicas foi fundamental para adequar as ações às características locais, considerando as principais fontes de emissão, a estrutura institucional disponível e os desafios específicos de cada território.
 
De acordo com o coordenador do Núcleo de Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas da Semad, Ricardo Queiroz, “o trabalho conjunto permitiu avançar na estruturação de propostas voltadas à redução das emissões industriais, veiculares e de queimadas, bem como no fortalecimento de instrumentos essenciais para a gestão da qualidade do ar, como inventários municipais de fontes de emissão, bases de dados sobre tráfego veicular, programas de fiscalização, ações de educação ambiental e iniciativas de prevenção e controle de emissões”.

Continua após a publicidade
Anúncio

 
A diretora de Qualidade Ambiental da Semad, Priscila Koch, ressalta a importância da continuidade das ações previstas no plano para garantir resultados efetivos na melhoria da qualidade do ar. “O Plano deve ter sua perenidade garantida, pois a melhoria da qualidade do ar que respiramos depende da manutenção do compromisso institucional dos governos estadual e municipais, bem como dos demais parceiros na implementação do PCEA-MG. Embora diversas ações já estejam em andamento ou concluídas, parte das propostas ainda depende de definições de cronograma, validação institucional e disponibilidade de recursos humanos e financeiros”, afirma.
 
Segundo a diretora, o objetivo é avançar na resolução dessas pendências para que os próximos relatórios apresentem um panorama mais consolidado da implementação das ações e de seus respectivos cronogramas.
 
A Semad destaca que o acompanhamento periódico permitirá avaliar a evolução das medidas propostas, identificar desafios, aprimorar estratégias e fortalecer a efetividade das ações voltadas à redução da poluição atmosférica. A iniciativa busca contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ar e para a proteção da saúde da população mineira.

Continua após a publicidade
Anúncio

Acesse o Plano  aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
10°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 14°

Sensação
1.15km/h Vento
87% Umidade
100% (15.74mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Qui 14° 10°
Sex 18° 11°
Sáb 21° 11°
Dom 21° 11°
Seg 20° 12°
Atualizado às 11h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,28%
Euro
R$ 5,90 +0,10%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 332,610,78 -3,28%
Ibovespa
170,155,20 pts -0.64%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade