
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lançou, na última sexta-feira (7/2), sua nova Carteira de Projetos, marcando o início de um ciclo estratégico voltado para modernização de sistemas e processos, garantindo maior eficiência na gestão e melhoria no atendimento aos beneficiários. O evento aconteceu na plenária da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, durante a 1ª Reunião Gerencial de 2025, que reuniu a direção executiva, gerentes, chefes de departamento e coordenadores das unidades regionais, que acompanharam de forma on-line.
“A Carteira de Projetos direciona as transformações do Ipsemg, reafirmando o compromisso da instituição com sua missão, que é zelar por quem cuida de Minas. Essas iniciativas fortalecem a gestão, tornando-a mais eficiente e estruturada, além de assegurar serviços médicos e hospitalares de qualidade em todo o estado”, destacou o presidente do instituto, André dos Anjos.
Carteira de Projetos do Ipsemg
A nova carteira contempla 49 projetos distribuídos nos eixos de gestão, previdência e saúde. Cada ação foi planejada para otimizar os processos internos, ampliar os serviços prestados aos beneficiários e o fortalecimento da eficiência operacional.
Entre as principais entregas previstas, destacam-se:
Transformando recursos em entregas
A Carteira de Projetos é fruto da revisão do Planejamento Estratégico 2023-2026, cujo objetivo é reorganizar as ações do Ipsemg diante dos novos marcos regulatórios, a Lei nº 25.143/2025 e o Decreto nº 48.981/2025.
“Hoje, o Ipsemg trabalha para garantir que os quase R$ 700 milhões adicionais na arrecadação, a partir do dia 9/4, sejam convertidos em melhorias concretas para os beneficiários. Com um planejamento estratégico bem estruturado, o instituto busca transformar a nova legislação em avanços reais para a rede assistencial”, enfatizou André dos Anjos.
Planejamento Estratégico 2023-2026
A Reunião Gerencial foi conduzida pelo assessor-chefe da Assessoria Estratégica, Daniel Carvalho Bragança, e pela coordenadora da Coordenação de Projetos, Anna Carolina Wetter, que detalharam a metodologia de execução e monitoramento dos projetos.
Segundo Daniel Bragança, o instituto adotou a metodologia OKR (Objectives and Key Results), combinada com o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), para assegurar a melhoria contínua e a busca pela melhor performance em suas iniciativas.
“Esse modelo permite a definição clara de objetivos e a realização de ajustes constantes para garantir entregas eficientes”, explicou. Ele também reforçou a importância das próximas reuniões gerenciais, que terão como foco o monitoramento contínuo dos projetos e a avaliação das entregas previstas.
Os participantes também tiveram acesso às diretrizes que nortearão as próximas etapas do planejamento estratégico do Ipsemg, cujo mapa estratégico e caderno do planejamento já estão disponíveis no site oficial do instituto, agora com uma nova identidade visual alinhada ao planejamento.
Mín. 12° Máx. 29°
