Quinta, 25 de Junho de 2026
10°C 16°C
Toledo, MG
Publicidade

“Não queremos briga”, diz Lula sobre novo governo de Trump nos EUA

O presidente Lula falou sobre a relação com o novo presidente dos Estados Unidos em reunião com ministros

20/01/2025 às 11h14
Por: Redação Fonte: Metropoles
Compartilhe:
“Não queremos briga”, diz Lula sobre novo governo de Trump nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que torce por uma “gestão profícua” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano assume seu segundo mandato nesta segunda-feira (20/1).

Continua após a publicidade
Anúncio

Em discurso na abertura da reunião ministerial, na manhã desta segunda, Lula minimizou o impacto da eleição de Trump sobre a democracia mundial e afirmou que o Brasil “não quer briga” com ninguém.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o americano melhore e para que os americanos continuem a ser parceiros históricos do Brasil”, ressaltou o petista.

Continua após a publicidade
Anúncio

Lula reforçou que, da parte de seu governo, não haverá briga com qualquer país. “Nem com a Venezuela, nem os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Queremos paz, harmonia, queremos uma ter relação em que a diplomacia seja a coisa mais importante, e não a desavença”, completou.

 

Sem confusão

Na reunião, Lula deu o tom de como quer o terceiro ano de seu mandato: com o Planalto acompanhando de perto as ações dos ministros.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Daqui pra frente, é dedicação. Daqui pra frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que crie confusão pra nós sem que essa portaria passe pela Presidência. Muitas vezes, a gente pensa que não é nada, mas alguém faz um negócio qualquer e vem cair na Presidência da República”, destacou.

O presidente ainda ressaltou aos ministros que “2026 já começou” e que os adversários “já estão em campanha”. “Não podemos antecipar campanha porque nós temos que trabalhar e entregar para o povo aquilo que o povo precisa”, afirmou.

Comida barata

Ainda durante a fala, o titular do Planalto frisou que, além da tema da “união e reconstrução”, slogan dos dois primeiros anos de governo, outra prioridade do governo deve ser “a comida barata na mesa do trabalhador”.

“É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, na mesa do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
13°
Chuvas esparsas

Mín. 10° Máx. 16°

12° Sensação
1.68km/h Vento
80% Umidade
100% (10.52mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 15° 11°
Sáb 22° 11°
Dom 21° 12°
Seg 21° 12°
Ter 20° 11°
Atualizado às 17h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,24%
Euro
R$ 5,89 -0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,004,19 -1,37%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade