Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
Toledo, MG
Publicidade

Educação se reúne com lideranças da rede estadual para debater avanços do programa Jovem de Futuro

Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação p...

05/09/2024 às 16h46
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. A iniciativa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem.

No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.

Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas. 

"Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las", declarou.
 

Continua após a publicidade
Anúncio
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas.

Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — demanda levantada em encontros anteriores. 

Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.

Próximos passos

Para dar continuidade ao programa, estão sendo implementadas várias iniciativas. 

De agosto a dezembro, está prevista uma agenda integrada focada no desenvolvimento e valorização dos profissionais da educação, que incluirá cursos autoinstrucionais e híbridos.

Além disso, o próximo Comitê de Governança já está agendado para novembro, com a realização de comitês operacionais e táticos durante o período que antecede a reunião. 

Também está prevista uma reunião de balanço em dezembro para avaliar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 14°

11° Sensação
0.47km/h Vento
85% Umidade
100% (15.74mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 18° 11°
Sáb 21° 11°
Dom 21° 11°
Seg 20° 12°
Ter ° °
Atualizado às 23h26
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 333,751,30 -0,07%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade