Quinta, 18 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Toledo, MG

Educação Educação

Secretaria de Educação promove primeiro encontro do Projeto Socioemocional

Evento visa preparar profissionais da rede estadual para a construção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e estimulante

27/06/2024 às 19h12
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , em parceria com o Instituto Ânima, realizou nos dias 26 e 27/6, em Belo Horizonte, o primeiro encontro do Projeto Socioemocional. O evento reúniu Superintendentes, Diretores Educacionais, Coordenadores de Inspeção e Analistas Educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) com o objetivo de promover a construção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e estimulante, desenvolvendo nos estudantes competências socioemocionais

Durante o encontro, foram apresentados os pontos coletados na pesquisa de Clima Escolar, realizada no início deste ano na rede estadual. Na abertura do evento, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, enfatizou a importância do momento para compreender o ambiente dinâmico e de aprendizado contínuo das escolas.

“Diariamente, nossos estudantes e profissionais enfrentam diferentes desafios de convivência entre os atores escolares. Isso demanda habilidades e competências essenciais para construir relações saudáveis e um ambiente acolhedor. É exatamente isso que buscamos com este projeto: fortalecer as competências socioemocionais dos nossos alunos, promovendo um desenvolvimento integral”, explicou o secretário.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Geniana Faria, destacou que o projeto representa uma conquista significativa para toda a rede, pois visa compreender o cenário e o contexto social que envolvem estudantes, educadores e famílias dentro do ambiente escolar.

Continua após a publicidade

“Realizar um projeto organizado que realmente contribua para o desenvolvimento socioemocional de nossa rede, não apenas dos estudantes, é enriquecedor. Para desenvolver essas competências em alguém, precisamos primeiro desenvolvê-las em nós mesmos. Acredito que essa seja uma das principais dificuldades que enfrentamos ao compreender os diversos contextos de cada escola”, ressaltou Geniana.

Eixos e objetivos da pesquisa 

A pesquisa com estudantes e servidores da rede estadual serviu para identificar aspectos relevantes para orientar no desenvolvimento de ações pedagógicas, que incluem a melhoria da aprendizagem, a redução de problemas disciplinares e conflitos, o combate à evasão escolar, a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor, o aprimoramento da saúde mental e bem-estar dos estudantes, o fortalecimento das relações entre escola, família e comunidade, entre outros aspectos relevantes.

A diretora-presidente do Instituto Ânima, Daniele Paz, comentou sobre a participação do Instituto como parceiro da Secretaria na condução deste projeto, integrando políticas pedagógicas aos desafios das competências socioemocionais.

“O Instituto realizou um levantamento para entender o clima escolar e as percepções de vida e saúde mental dos professores e estudantes. Com base nisso, colaboramos na definição de ações e projetos que atendam às necessidades específicas de cada contexto escolar para promover experiências significativas de aprendizado dentro desses espaços”, pontua.

Programação

O encontro de formação dos educadores foi dividido em dois dias. No primeiro dia, a SEE/MG ministrou palestras sobre a “Construção da Educação Socioemocional (legislação)”, apresentou o painel de dados sobre “As potencialidades da educação socioemocional no desenvolvimento das competências” e realizou workshops em grupos para discutir as ações pedagógicas do Projeto Socioemocional conforme a realidade de cada escola.

No segundo dia, foi apresentada a proposta de trabalho a ser desenvolvida em toda a rede estadual, além de palestras sobre “Socioemocional/Engajamento: futuro da escola”. O encerramento incluiu uma sessão aberta para perguntas relacionadas à metacognição, área que trata da capacidade humana de monitorar e autorregular processos cognitivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG Atualizado às 12h22 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sex 25°C 8°C
Sáb 24°C 10°C
Dom 25°C 9°C
Seg 25°C 12°C
Ter 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio