Quinta, 18 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Toledo, MG

Segurança Segurança

Polícia Civil lança cartilha e leva informação de prevenção e combate às drogas

Material já foi apresentado em palestras para alunos na capital e em Abaeté, região Centro-Oeste do estado, na Semana Estadual de Prevenção às Dro...

27/06/2024 às 18h57
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
PCMG / Divulgação
PCMG / Divulgação

Na Semana Estadual de Prevenção às Drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de lançar uma cartilha sobre o tema. Com o slogan "O único controle que qualquer pessoa tem sobre a droga é o de não experimentá-la", a campanha visa conscientizar sobre os problemas que o uso de drogas ilícitas representam para a sociedade, especialmente, aos jovens, sensibilizando esse público e oferecendo material de suporte a pais e professores.

O conteúdo da cartilha da PCMG foi apresentado em palestra realizada na Escola Estadual Bernardo Monteiro, localizada no bairro Calafate, em Belo Horizonte, na terça-feira (25/6). Na oportunidade, o investigador Rodrigo Pascoal Ulhoa Cintra e a escrivã Débora Cristina Barros Pinto de Oliveira, lotados no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), explicaram aos alunos de dez turmas sobre a ação das drogas no organismo e fizeram abordagens de prevenção.

A palestrante Débora Cristina informa que a mobilização de crianças e adolescentes vai além de informações sobre os dados das drogas à saúde física e mental. “Nossos programas também oferecem suporte emocional e estratégias para resistir à pressão dos pares e tomar decisões que não vão prejudicar nem seu desenvolvimento, nem seu papel na sociedade. Sobretudo, as palestras contribuem para a redução da criminalidade relacionada ao tráfico de drogas”, observa.

Envolvido na programação da Semana Estadual na Escola Bernardo Monteiro, o professor de Matemática Joubert Bastos ressalta a relevância de tratar o assunto com os estudantes.  “Foi de suma importância para eles poderem entender a importância desse combate e do caminho certo a seguir”, pontua.

Integração

A campanha da Polícia Civil visa, ainda, mobilizar o apoio e inspirar pais, professores e população em geral a atuarem de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. “A cartilha da PCMG tem como principal objetivo a instrução e orientação, no intuito de promover o conhecimento, além de favorecer ações que promovam os fatores de proteção, especialmente do jovem, fortalecendo a concepção de uma vida saudável e longe das drogas”, reforça o investigador Rodrigo Pascoal.

Nesse sentido, no Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6), a PCMG em Abaeté, região Centro-Oeste de Minas, participou de evento organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, que reuniu policiais militares, além de crianças, jovens e adultos atendidos pelo órgão. Na ocasião, o investigador Renato Aparecido de Castro ministrou uma palestra sobre os perigos das drogas ilícitas, destacando, principalmente, a prevenção por meio da conscientização.  

Ao final do encontro, os participantes receberam exemplares impressos da cartilha institucional da PCMG, que está disponível  neste link .

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG Atualizado às 12h22 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sex 25°C 8°C
Sáb 24°C 10°C
Dom 25°C 9°C
Seg 25°C 12°C
Ter 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio