Quinta, 18 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Toledo, MG

Agropecuária Agropecuária

Epamig organiza concurso internacional da Expoqueijo em Araxá

Atividade reúne diversos candidatos de diferentes partes do mundo

26/06/2024 às 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Paula Machado
Paula Machado

A equipe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) , junto à  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , será, mais uma vez, responsável pela realização do Araxá International Cheese Awards. O concurso, que integra a programação da Expoqueijo Brasil 2024 , vai reunir queijos de diferentes partes do mundo entre os dias 27 e 30/6.

A Epamig ILCT já organiza, há 47 edições, o Congresso Nacional de Produtos Lácteos, que integra a programação do Minas Láctea, em Juiz de Fora e, ao longo dos anos, tem chancelado concursos no Brasil todo. Para esta segunda curadoria na Expoqueijo, a equipe preparou algumas mudanças no regulamento e na definição das 42 categorias avaliadas pelo concurso. “Realizamos, com o apoio da Seapa, várias reuniões com o objetivo de avaliar as categorias da edição anterior e adequar o regulamento para 2024. A principal intenção foi facilitar o entendimento das categorias no momento das inscrições”, explica a professora e pesquisadora da Epamig ILCT, Carolina Viana.

Concurso

Entre as novidades da edição de 2024 está a divisão do Concurso Internacional de Queijos em três diferentes fases. “Em função do expressivo número de queijos participantes, a equipe decidiu dividir o concurso. A fase um irá classificar em ouro, prata e bronze os primeiros lugares de cada categoria. A segunda fase avaliará os medalhistas com o ouro e selecionará os 15 melhores queijos, que concorrerão ao Super Ouro, na terceira fase”, explica Carolina.

Continua após a publicidade

O corpo de jurados conta com cerca de 200 participantes, que avaliarão queijos de leites cru e pasteurizado, de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistura de espécies. A avaliação será baseada em critérios como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Expoqueijo

O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura de MG; do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, Epamig, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); além do Sebrae, dos Sistemas Faemg e Ocemg e da Prefeitura de Araxá.

Serviço

Data:  27 a 30/6/2024

Horário:  8h às 22h30

Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá - Rua Águas do Araxá, S/N - Araxá (MG)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG Atualizado às 12h22 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sex 25°C 8°C
Sáb 24°C 10°C
Dom 25°C 9°C
Seg 25°C 12°C
Ter 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio