Domingo, 19 de Maio de 2024
24°

Parcialmente nublado

Toledo, MG

Turismo Turismo

Governo faz balanço de participação em maior feira de turismo da América Latina

Estado promoveu culinária mineira, lançou rotas turísticas e novas ferramentas para impulsionar setor

18/04/2024 às 15h27
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Leo Bicalho / Secult
Leo Bicalho / Secult

Mais de 27 mil pessoas participaram dos três dias da World Travel Market (WTM) Latin America, maior feira de turismo da América Latina, realizada até esta quarta-feira (17/4), em São Paulo. O público pôde conhecer o Destino Minas, espaço para apreciar os sabores da cozinha mineira, conhecer o congado, o artesanato mineiro, o calendário de festivais literários para este ano, além de informações sobre os principais atrativos turísticos do estado.

A iniciativa integra o programa Mais Turistas e foi realizada pelo Governo de Minas em um estande próprio, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , onde estiveram 30 coexpositores mineiros, dentre eles receptivos das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), operadores turísticos e representantes do setor hoteleiro.

Leo Bicalho / Secult
Leo Bicalho / Secult

De acordo com a pesquisa realizada pela Secult com os coexpositores, o turismo cultural foi o principal segmento trabalhado, representando 50% das ações. Em segundo lugar, está o ecoturismo/turismo de aventura, com 23,1%, e em seguida o turismo de negócios, com 15,4%. Além disso, mais de 80% dos coexpositores avaliaram que a  prospecção de negócios foi alta, o que mostra a importância do evento para ampliar oportunidades de geração de emprego e renda.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a participação do Estado na feira foi surpreendente. “Podemos definir nossa participação na WTM em: negócios e muita gente. Minas é linda e torna-se um lugar obrigatório a cada feira e, claro, nossa cozinha mineira, sotaque e prefeituras apresentando a grandeza de nossa terra, e o que se viu este ano foi um estande de Minas lotado, com os participantes disputando um lugar na fila para experimentar a culinária e conhecer os produtos da mineiridade”, disse.

Continua após a publicidade

O secretário reforçou a receptividade a quem quiser vivenciar a cultura mineira em todos os seus aspectos. “Estamos divulgando nossos produtos para um público diverso e conectado com a experiência contemporânea. A cultura é esse elemento que em uma viagem faz verdade, senão você pode viajar no seu celular. Estar em Minas é estar em contato com o que somos: é comer bem, é estar de portas abertas, que sejamos todos bem-vindos a Minas Gerais”, acrescentou Leônidas de Oliveira.

O estande teve patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Sebrae Minas e o Centro Universitário UniBH.

“Acho que a Codemge faz muito bem em apoiar uma de nossas áreas de atuação, que é o turismo, porque ainda tem muito espaço para crescimento”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, que participou do lançamento da plataforma digital “Invest Minas Tur” .

O projeto foi desenvolvido pela Invest Minas , agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , e facilitará a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no estado, possibilitando uma conexão direta dos investidores com potenciais parceiros.

O estande de Minas Gerais na WTM também recebeu a exposição "São José – O artesão", com obras de artistas mineiros e uma apresentação do violinista e compositor Marcus Viana, além de um bate papo informal entre o jornalista e apresentador Zeca Camargo e o também jornalista e gestor cultural Afonso Borges, que anunciou as datas dos festivais literários Associação Cultural Sempre um Papo em Araxá (23 a 27/6), Paracatu (30/8 a 1/9) e Itabira (30/10 a 1/11). 

Cozinha Mineira

A promoção da cozinha mineira esteve no centro do estande de Minas Gerais. O público pôde experimentar os pratos preparados pelas chefs Valdelícia Coimbra, Prinacotta, Vânia Lina, Tuquinha, Maria da Consolação e Marlene Raimunda – estas duas integrantes do projeto Circuito Gastronômico de Favelas. As chefs Vânia de Paracatu e Tuquinha de Belo Vale exibiram as “Quitandas de Minas” e prepararam o Mané Pelado Desmamada, a empada e a broa vegana de milho verde com cará e moela.

Além dessas iguarias, foram servidos os premiados cafés mineiros especiais e disponibilizado para degustação queijos artesanais, doces caseiros e cachaças, além do delicioso pão de queijo, em parcerias com o Mercado Central, a Pão de Queijaria, o Café Paiol Boutique, de Três Pontas, e o Café Seival, de Baependi. 

Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Rotas e exportações

Na maior feira de turismo da América Latina, também foram promovidas quatro rotas turísticas – Cafés do Sul de Minas, Café do Cerrado Mineiro, Rota Cicloturística Bahia-Minas e Caminhos do Geoparque de Uberaba – em parceria com o Sebrae Minas.

O Sebrae Minas ainda realizou rodada com representantes de turismo internacional, como agências de viagens, operadoras DMO (Destination Marketing Organization) e organizações que fornecem informações aos viajantes. Oito receptivos também ofereceram aos participantes produtos e serviços de destinos mineiros.

A Codemge realizou o lançamento nacional do ExportaMinas, programa responsável pelas exportações de produtos mineiros e terá como primeiro produto a abertura do primeiro hub de café do Brasil nos EUA.

Experiências

Ricardo Menezes, sócio da operadora Espinhaço Turística, que faz parte do programa Minas Recebe e tem sede em Belo Horizonte, ressalta que é um privilégio participar de uma feira importante para o mercado do turismo como a WTM: “O movimento da feira é grande e gera vários negócios para o futuro. Estamos aqui mostrando nossas experiências, cultura e gastronomia para trazer mais turistas para o Estado”.

Já para Felipe Castro Reis, sócio-proprietário da A Pão de Queijaria, que ofereceu rodadas de pães de queijos aos visitantes do estande de Minas na feira, foi uma honra participar de um espaço que enaltece a cultura, a arte e a gastronomia, levando Minas Gerais para o Brasil e o mundo. “Representar o pão de queijo engrandece a nossa marca e dá mais sentido para que a gente continue trabalhando e buscando cada vez mais qualidade”, comentou Reis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 24°

Seg 25°C 13°C
Ter 25°C 13°C
Qua 23°C 12°C
Qui 25°C 13°C
Sex 24°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio