
Com um aumento de 70% na participação, um público total de 2.056 pessoas circulando pelo evento e o anúncio de R$ 90 milhões em investimentos, a segunda edição do SP Audiovisual Hub movimentou o setor entre os dias 8 e 12 de junho. Realizado na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas , o encontro teve como objetivo transformar o potencial local em negócios sólidos e consolidar São Paulo como o principal polo de conexão internacional do audiovisual na América Latina.
Durante cinco dias, profissionais, empresas, estudantes e agentes do mercado participaram de uma imersão e se aproximaram de produtoras, agentes de vendas, fundos, distribuidoras, plataformas e festivais internacionais, onde puderam ampliar seus conhecimentos e conversar sobre assuntos importantes para a área.
A programação de alto nível contou com painéis, workshops e debates, além de 25 horas dedicadas exclusivamente a rodadas de negócios, um aumento de mais de 10 horas em comparação à primeira edição.
LEIA TAMBÉM: Dia do Cinema Brasileiro: Cadeia Produtiva Local Audiovisual ganha destaque com fomento do SP Produz em Bauru
“O SP Audiovisual Hub não é apenas um evento, mas um motor de desenvolvimento para o nosso Estado. Ver um crescimento de 70% na participação prova que nosso ecossistema está maduro e sedento por expansão. Ao unirmos fomento, capacitação e acesso direto a players internacionais, mostramos que São Paulo tem a estrutura, o talento e a visão estratégica para ser o maior e mais competitivo polo audiovisual da América Latina”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para enriquecer as trocas, o evento recebeu cerca de 30 convidados internacionais, além de grandes referências do mercado brasileiro. Entre eles, nomes como o do cineasta Daniel Rezende, indicado ao Oscar pela montagem de Cidade de Deus, Jim Kolmar, curador do SXSW, e a produtora e cineasta Ale McHaddo, da animação “Cordélicos – A Origem do Cabra da Peste”.
O investimento de R$ 90 milhões, anunciado pelo Governo de São Paulo durante o evento, será destinado aos editais do Fomento CultSP. Os recursos são voltados às linguagens de audiovisual e games, além de arquitetura, economia criativa (moda e design de produtos), festivais e eventos, e apoio a municípios de até 50 mil habitantes.
Além disso, por meio do CULTSP PRO, a Secretaria da Cultura anunciou o Programa Internacional de Desenvolvimento de Roteiros e Projetos Audiovisuais, uma parceria com a London Film School e a Universidad del Cine de Buenos Aires – UCINE.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança programa internacional para desenvolvimento de projetos audiovisuais
Os anúncios, assim como a realização do evento, reforçaram o compromisso do Estado com o setor no fortalecimento da competitividade, ampliação de investimentos e auxílio a todos os profissionais que buscam crescimento na área.
O SP Audiovisual HUB é uma realização da do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com curadoria e gestão do SIAESP, em parceria com MIS, APAA e FAAP, com programação voltada à formação, ao mercado e à internacionalização do setor.
Mín. 14° Máx. 20°
