Sábado, 27 de Junho de 2026
12°C 22°C
Toledo, MG
Publicidade

CLDF aprova projeto para ampliar transparência de contratos de gestão com recursos do SUS

O texto torna obrigatória a prestação de contas dos contratos entre organizações sociais e a Secretaria de Saúde do DF superiores a R$ 200 milhões ...

20/05/2026 às 12h26
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

Em busca deaprimorar mecanismos de fiscalização e de transparência dos contratos de gestãodo governo do Distrito Federal com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Legislativo local aprovou o Projeto de lei nº 1.417/2024 . A apreciação da proposta, de autoria dadeputada Paula Belmonte (PSDB), ocorreu nessa terça-feira (19), no plenário da Câmara Legislativa. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O texto torna obrigatória aprestação de contas quadrimestral dos contratos firmados por organizações sociais com a Secretaria de Saúde do DF que envolverem repasses anuais superiores a R$ 200 milhões. Os relatórios deverão conter as seguintes informações: execução dos recursos repassados; auditorias que tenham sido realizadas; dados dos serviços públicos de saúde e de atendimento à população, e comprovação do cumprimento das metas pactuadas. 

De acordo com a proposição, as prestações de contas deverão ser apresentadas pelo gestor do SUS no Distrito Federal, junto com os representantes legais das organizações sociais, emaudiências públicas na CLDF até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro

Continua após a publicidade
Anúncio

A deputada Paula Belmonte ressalta ser grande o volume de repasses públicos para esses contratos e avalia que o projeto vai permitir o controle contínuo dos gastos. "Considerando que essas organizações desempenham papel crucial na gestão de unidades de saúde e na oferta de serviços essenciais para a população, é imperativo garantir que a aplicação dos recursos seja realizada de forma transparente e alinhada aos interesses da sociedade", argumenta a parlamentar. 

A autora do projeto ressalta, ainda, que a prestação de contas periódica representa "um avanço importante no controle dos gastos públicos, especialmente no setor de saúde, que exige uma gestão criteriosa e eficaz para atender às demandas crescentes da população". 

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta teve a tramitação concluída na Casa, seguindo para a análise da governadora do DF, Celina Leão. 

Denise Caputo - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
11°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

10° Sensação
1.93km/h Vento
89% Umidade
59% (0.12mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Dom 21° 12°
Seg 22° 12°
Ter 22° 12°
Qua 22° 13°
Qui 20° 12°
Atualizado às 03h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,434,28 +0,65%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade