Sábado, 27 de Junho de 2026
12°C 22°C
Toledo, MG
Publicidade

Atibaia terá solenidade em homenagem aos expedicionários da FEB com inauguração de placa memorial

Evento reunirá autoridades, apresentação musical e homenagem aos 16 atibaianos que participaram da 2ª Guerra Mundial

07/05/2026 às 14h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Atibaia - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Atibaia - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Atibaia - SP

A instalação de uma placa em homenagem aos 16 pracinhas atibaianos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial será o foco da solenidade que será realizada na próxima sexta-feira (8/05), na Praça Guilherme Gonçalves. O evento conta com apoio institucional da Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Cultura, realizado em parceria da Associação dos Ex-Combatentes da FEB – Região Bragantina.

A cerimônia contará com a presença de autoridades civis e militares, além do presidente da Associação dos Ex-Combatentes da FEB da região bragantina, Hernanny Gutierres. A programação prevê participação de 10 soldados do Tiro de Guerra de Bragança Paulista e apresentação do grupo musical da FAMA - formado por 20 integrantes, que executará o Hino Nacional e a Canção do Expedicionário.

Vídeos e imagens também serão exibidos durante o evento, resgatando a memória dos combatentes atibaianos que contribuíram para a defesa da liberdade e da paz em um dos períodos mais marcantes da história mundial.

A placa memorial reúne os nomes dos 16 expedicionários homenageados:
1º Tenente Hélio Barreto Matheus; 2º Sargento André Posso Martins; 2º Sargento Mario de Brito; 3º Sargento Naldo Caparica; Cabo Décio Daltrini; Soldado Amador Beraldo; Soldado Antonio Garcia; Soldado Antonio Hunger de Oliveira; Soldado Ari Silva; Soldado Emilio Censi; Soldado Francisco Gonçalves Godoi; Soldado José Ferreira Batista; Soldado Santo Parisi; Soldado Valêncio Bento Martins; Soldado Vidal Alves Teixeira; e Soldado Sebastião Garcia Gimenes — morto em combate em Collechio, na Itália, em 28 de abril de 1945, aos 22 anos.

A Administração Municipal convida familiares, descendentes, amigos e a população em geral a participarem da solenidade, que representa mais do que uma homenagem: reafirma o compromisso de Atibaia com a preservação da memória e o reconhecimento da bravura desses cidadãos. A nova placa torna-se um símbolo permanente de gratidão e referência histórica para as futuras gerações.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

20° Sensação
1.67km/h Vento
50% Umidade
59% (0.12mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Dom 21° 12°
Seg 22° 12°
Ter 22° 12°
Qua 22° 13°
Qui 20° 12°
Atualizado às 15h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,299,02 +0,61%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade