Sábado, 27 de Junho de 2026
12°C 22°C
Toledo, MG
Publicidade

DER-MG realiza 5ª Mostra de Educação e Segurança no Trânsito na Cidade Administrativa

Iniciativa integrou estudantes, especialistas e órgãos de trânsito

06/05/2026 às 16h22
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
DER / Divulgação
DER / Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou, na manhã desta quarta-feira (6/5), a 5ª Mostra de Educação e Segurança no Trânsito, na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento ocorreu no vão livre do Palácio Tiradentes e integrou a programação oficial do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros e mortes no trânsito.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com foco na educação e na mudança de comportamento, a mostra reuniu mais de 500 alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, além de representantes de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, parceiros institucionais e sociedade civil. Participaram estudantes do Colégio Emília Ferreiro, da Escola Estadual Paulo das Graças da Silva, da Escola Estadual José Joaquim Lages, da Escola Estadual Deputado Álvaro Sales e da Escola Estadual Rui da Costa Val.

A proposta foi apresentar, de forma interativa, produtos, técnicas e serviços científicos, tecnológicos, acadêmicos, culturais e sociais voltados à segurança viária.

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação contou com diversas atividades práticas e educativas, como apresentações teatrais, jogos, simulados e exposição de materiais informativos. Entre os destaques estiveram o simulador de impacto de acidente, óculos de realidade virtual que demonstraram os efeitos do consumo de álcool e drogas na condução, jogos de tabuleiro com temática de trânsito e demonstrações do uso do etilômetro.

O público também acompanhou simulações de atendimento a vítimas de acidentes, orientações sobre primeiros socorros e uma mostra de profissões ligadas ao atendimento de ocorrências no trânsito. Uma exposição artística sobre o tema complementou as ações educativas.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa contou ainda com a participação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, dos cursos de medicina, fisioterapia, enfermagem, odontologia e psicologia, áreas que atuam diretamente na linha de frente do atendimento às vítimas de acidentes.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a mostra teve como objetivo conscientizar, orientar e educar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, contribuindo para a redução do número de sinistros, feridos e mortos nas vias mineiras. “Aqui, jovens e crianças estão aprendendo a ser verdadeiros cidadãos no trânsito. Respeitar o outro”, enfatiza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

20° Sensação
1.67km/h Vento
50% Umidade
59% (0.12mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Dom 21° 12°
Seg 22° 12°
Ter 22° 12°
Qua 22° 13°
Qui 20° 12°
Atualizado às 15h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,739,71 +0,75%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade