Sábado, 27 de Junho de 2026
12°C 22°C
Toledo, MG
Publicidade

Governo de SP prorroga prazo de envio de projetos climáticos para evento do Dia do Meio Ambiente

Interessados têm até 11 de maio para submeter iniciativas inovadoras; chamamento público visa ampliar participação privada na agenda ambiental

29/04/2026 às 10h52
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado interessadas em divulgar iniciativas alinhadas à agenda climática.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado interessadas em divulgar iniciativas alinhadas à agenda climática.

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou o prazo de inscrições para o chamamento público que selecionará projetos e soluções inovadoras voltadas ao clima, no âmbito do evento oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, marcado para junho de 2026. Empresas e instituições privadas agora têm até o dia 11 de maio para enviar suas propostas. A extensão do prazo foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 27 de abril.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) , busca fortalecer a participação de diferentes setores na agenda de adaptação e resiliência climática. O objetivo é transformar a celebração — que deve ocorrer no dia 3 de junho, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo — em uma vitrine de boas práticas, reunindo poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Além de ser um marco simbólico, o encontro pretende estimular a troca de experiências, dar visibilidade a soluções concretas (de tecnologias a projetos socioambientais), contribuir para o aprimoramento de políticas públicas, ampliar o alcance das ações ambientais no Estado e atrair propostas que agreguem conhecimento, inovação e engajamento ao debate sobre sustentabilidade e clima.

Continua após a publicidade
Anúncio

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado interessadas em divulgar iniciativas alinhadas à agenda climática. As inscrições devem ser enviadas por e-mail até o dia 11 de maio. O edital completo, com orientações para participação e envio das propostas, está disponível no link: https://doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-meio-ambiente-infraestrutura-e-logistica/edital-n-01-de-30-de-marco-de-2026-20260330133118661740115

Sem previsão de repasse financeiro, o chamamento aposta na visibilidade institucional e na oportunidade de articulação como principais atrativos para as organizações participantes, incentivando a formação de parcerias e o fortalecimento de redes em torno da agenda ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio

A diretora de Parques Urbanos da Semil , Ana Lúcia Seabra, ressalta o papel estratégico desses espaços como agentes de conexão socioambiental. “Os parques urbanos são locais privilegiados para aproximar as pessoas das soluções ambientais. Ao abrir espaço para novas iniciativas, ampliamos o diálogo com a sociedade e fortalecemos a construção coletiva de respostas para os desafios climáticos”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

13° Sensação
2.18km/h Vento
78% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Dom 25° 13°
Seg 26° 13°
Ter 22° 12°
Qua 22° 12°
Qui 23° 13°
Atualizado às 21h31
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,812,33 +0,77%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade