Domingo, 28 de Junho de 2026
12°C 22°C
Toledo, MG
Publicidade

Ex-moradora da Favela do Moinho comemora casa nova no centro de SP: “estou vivendo um sonho”

Desde que começaram as remoções da Favela do Moinho, mais de 850 famílias foram reassentadas para moradias mais dignas e seguras

28/04/2026 às 09h03
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
A auxiliar de limpeza Ana Paula Lima Florêncio, 40 anos, foi contemplada em outubro do ano passado Foto: Divulgação/Governo de SP
A auxiliar de limpeza Ana Paula Lima Florêncio, 40 anos, foi contemplada em outubro do ano passado Foto: Divulgação/Governo de SP

Contemplada em outubro do ano passado com sua nova casa, na região central da cidade, a auxiliar de limpeza Ana Paula Lima Florêncio, 40 anos, disse que ainda está vivendo um sonho, desde que deixou a Favela do Moinho, com sua filha de 4 anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A retirada das famílias, parte do programa do Governo de SP para retirar a última favela do centro da cidade, já cumpriu 96% de sua meta, com o reassentamento de mais de 850 famílias, restando menos de vinte para deixarem o local. Uma vez removidas todas as famílias, o local dará espaço a um parque público, com área verde e de lazer, e a uma estação ferroviária.

Sobre a Favela do Moinho, Ana Paula afirma que está feliz de deixar essa fase no passado e ainda mais animada com o novo bairro onde vive atualmente, na Vila Buarque, perto da República e da Santa Cecília. “Tem mercado aberto 24 horas, tem farmácia também 24 horas, qualquer coisinha já corro para o hospital. Aqui é ótimo para morar”, garantiu.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ana Paula disse que estava acostumada a viver na Favela do Moinho, mas a criminalidade que tomou conta do local nos últimos anos dava medo . Em uma operação para prender traficantes, a polícia civil constatou que o local servia de ponto de armazenamento de drogas para o tráfico e que a favela era controlada por facção de criminosos, colocando toda a comunidade em risco.

Em seu novo apartamento, a auxiliar de limpeza agora tem como prioridade a decoração – “quero fazer armário embutido”, e acertar a nova rotina de sua filha – “ela disse que quer ir para a escola, estamos procurando uma escola nova”, esclareceu.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com sorriso tímido, Ana Paula confessa que o novo apartamento marca uma mudança em sua vida. “Realizei um sonho de ter um lugarzinho para mim e para ela [a filha]. Agora posso dizer que tenho uma casa própria…e mais segurança para nós duas!”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

13° Sensação
2.18km/h Vento
78% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Seg 26° 13°
Ter 22° 12°
Qua 22° 12°
Qui 23° 13°
Sex ° °
Atualizado às 21h31
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,806,03 +0,77%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade