Domingo, 28 de Junho de 2026
13°C 25°C
Toledo, MG
Publicidade

Governo de Minas assina protocolo para investir na formação de servidores estaduais em espanhol

Parceria com o Instituto Cervantes amplia capacitação e fortalece cooperação internacional

22/04/2026 às 17h11
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Secretaria Geral / Divulgação
Secretaria Geral / Divulgação

O Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria-Geral do Estado , assinou, nesta quarta-feira (22/4), o Protocolo Geral de Atuação com o Instituto Cervantes para a oferta de cursos de língua espanhola a servidores estaduais. A iniciativa amplia a qualificação do funcionalismo público e fortalece a cooperação cultural entre Minas Gerais e o Reino da Espanha.

Continua após a publicidade
Anúncio

Realizada na Cidade Administrativa, a cerimônia reuniu representantes de diversas secretarias do Governo de Minas , entre eles o secretário-geral do Estado, Luiz Otávio Gonçalves, a subsecretária Cássia Freitas e o superintendente Pedro Leão. Também participaram autoridades internacionais, como Juan José Escobar Stemmann, ministro-conselheiro da Embaixada da França no Brasil, e Eduardo Maura Zorita, diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.

O protocolo estabelece condições diferenciadas de acesso dos servidores aos cursos de espanhol ofertados pelo Instituto Cervantes, reconhecido internacionalmente pela excelência no ensino do idioma. A medida contribui para o aprimoramento das competências profissionais e reforça a atuação internacional do Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário-geral do Estado, Luiz Otávio Gonçalves, destacou a relevância estratégica da iniciativa. “Este acordo reafirma nosso compromisso com a qualificação permanente do servidor e com a abertura de Minas Gerais para o mundo. Investir na formação linguística é investir em eficiência, em melhores políticas públicas e em uma gestão mais preparada para dialogar com parceiros internacionais. Ao mesmo tempo, valorizamos a cultura como instrumento de aproximação entre povos e de desenvolvimento social”, afirmou.

Para o superintendente de Relacionamento Nacional e Internacional, Pedro Leão, a parceria amplia a capacidade de diálogo do Estado no cenário global. “A internacionalização também se faz por meio da comunicação, especialmente quando se utiliza o idioma do interlocutor. Quando se fala na língua que o estrangeiro entende, a mensagem chega ao cérebro. Quando se fala em sua língua nativa, a mensagem chega ao coração”, declarou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já o diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte ressaltou o alcance da iniciativa. “Minas Gerais tem uma estratégia clara de internacionalização e, nesse contexto, é fundamental se aproximar dos países vizinhos, que são majoritariamente de língua espanhola. Por isso, o aprendizado do idioma pelos servidores pode contribuir diretamente para esse processo. O Instituto Cervantes fica muito satisfeito em colaborar com o Governo de Minas nesse desenvolvimento conjunto”, disse Eduardo Maura Zorita.

A iniciativa integra um movimento contínuo de aproximação entre Minas Gerais e a Espanha, com foco na atração de investimentos, no intercâmbio de políticas públicas e no fortalecimento de parcerias institucionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
11°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

10° Sensação
2.22km/h Vento
86% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Seg 26° 13°
Ter 22° 12°
Qua 22° 12°
Qui 23° 13°
Sex 12°
Atualizado às 03h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,458,89 +0,36%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade