Domingo, 28 de Junho de 2026
13°C 25°C
Toledo, MG
Publicidade

Governo de SP regulamenta lei e torna obrigatórias salas de regulação sensorial em shoppings

Decreto publicado no Dia da Conscientização do Autismo amplia inclusão e acessibilidade para pessoas com TEA e outras neurodivergências

02/04/2026 às 10h50
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Governo de SP regulamenta lei e torna obrigatórias salas de regulação sensorial em shoppings

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta quinta-feira (2), data em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o decreto que regulamenta a Lei nº 18.183/2025 , tornando obrigatória a instalação de salas de regulação sensorial em shopping centers com grande circulação de pessoas.

Continua após a publicidade
Anúncio

O decreto assinado pelo governador Tarcísio de Freitas tem como objetivo promover inclusão, acessibilidade e bem-estar, especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. Os espaços nos shoppings que recebem mais de 2 mil pessoas por dia deverão ser planejados para oferecer um ambiente seguro, com redução de estímulos e apoio à autorregulação sensorial.

O objetivo é promover a autorregulação por meio da redução de estímulos externos, de forma a proporcionar bem-estar, diminuição de estresse e auxílio na regulação sensorial e na interação social das pessoas com TEA.

Continua após a publicidade
Anúncio

As salas de regulação sensorial devem ser planejadas e equipadas com materiais adequados para atender às necessidades sensoriais específicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e neurotípicas, localizar-se em áreas de fácil acesso, próximas, prioritariamente, às rotas de entrada e saída, livres de obstáculos e com sinalização visível, evitando-se áreas de maior aglomeração como praças de alimentação e de ativação de marketing, e atender às regras de acessibilidade.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Para o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a iniciativa representa um avanço importante na promoção de direitos e na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Este decreto reafirma o compromisso do Estado com a dignidade, o respeito às diferenças e a inclusão efetiva. Estamos criando condições para que todos possam usufruir dos espaços públicos com mais conforto, segurança e autonomia”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o decreto, a fiscalização ficará a cargo do Procon-SP, e os estabelecimentos terão prazo de 180 dias para se adequar às novas regras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
21°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

21° Sensação
2.96km/h Vento
53% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Seg 26° 13°
Ter 22° 12°
Qua 22° 12°
Qui 23° 13°
Sex 12°
Atualizado às 12h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,305,34 -0,30%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade