
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), foi um dos vencedores do 9º Prêmio Ação Pela Água, realizado pelo Consórcio PCJ, que é considerado o “Oscar da Água” nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). O reconhecimento destaca a relevância do programa “ EducaTrilha na Escola ”, iniciativa que transforma a educação ambiental na região de Piracicaba e se consolida como referência nacional. A vitória reforça o papel estratégico do IPA como produtor de conhecimento e grande propagador de ações que aproximam escola, comunidade, áreas protegidas e meio ambiente.
O “EducaTrilha na Escola” tornou-se, nos últimos anos, um dos programas mais reconhecidos de educação ambiental do Estado, atuando com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba, desde a educação infantil até o ensino médio. A iniciativa combina formação de professores, desenvolvimento de projetos escolares, atividades culturais e visitas educativas na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e também recentemente na Estação Ecológica Ibicatu , áreas administradas pela Fundação Florestal , aproximando estudantes de áreas naturais e fortalecendo o vínculo da comunidade com o território. Além disso, anualmente os professores das escolas vencedoras ganham uma viagem pedagógica a uma área protegida da Fundação Florestal, que neste ano foi o Parque Estadual Itinguçu , com vivências nas praias, cachoeiras e trilhas, troca de experiências e momentos marcantes.
Somente em 2025, o programa beneficiou 15.324 pessoas — entre professores, gestores, estudantes e moradores do entorno das unidades escolares —, alcançando seu maior impacto histórico. Desde a implementação de seu formato atual, em 2018, o EducaTrilha já envolveu 106 escolas e alcançou 48.613 pessoas.
O reconhecimento pelo Prêmio Ação Pela Água reforça esse avanço. Trata-se de um trabalho contínuo que integra educação, cultura, inclusão, saúde, bem-estar e sustentabilidade, formando uma geração mais consciente e comprometida com a construção de sociedades sustentáveis, inclusive quanto ao cuidado com a água — tema central das políticas ambientais do Estado.
“Receber este prêmio demonstra que a educação ambiental, quando construída de forma participativa com as escolas e as comunidades, transforma realidades. O EducaTrilha cria experiências que emocionam, despertam pertencimento e mostram que a construção de sociedades sustentáveis, inclusive do ponto de vista hídrico, começa pelo olhar atento ao território onde vivemos. Esse reconhecimento reforça a força coletiva do programa e o compromisso do IPA e do Governo de São Paulo com a sustentabilidade e com processos de educação ambiental contínuos, permanentes e transformadores”, afirma Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
Programa reconhecido e apoiado por diversas instituições
A edição mais recente do “EducaTrilha na Escola” conta com patrocínio da CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais, reforçando a participação do setor privado em ações de impacto socioambiental. A realização do programa envolve o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Prefeitura de Piracicaba e o projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, o Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP e a Fundação Florestal.
Diferentes instituições educacionais, sociais e culturais da cidade também apoiam o trabalho, ampliando a capilaridade das ações e fortalecendo a aproximação com a comunidade. Entre elas, instituições públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, de educação, cultura, meio ambiente e juventude, bem como movimentos sociais e outros grupos que atuam na mobilização e construção das atividades. A Diretoria de Ensino da região de Piracicaba, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo , é uma destas instituições.
Reconhecimento institucional e legado
A trajetória do EducaTrilha tem sido marcada por reconhecimento nas últimas décadas. Em 2016, o antigo Instituto Florestal, antecessor do IPA, recebeu o Prêmio “Destaque Ambiental” do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba pela realização da primeira edição do EducaTrilha. Em 2024, as escolas vencedoras do programa em 2023 foram homenageadas com moções de aplausos da Câmara Municipal. Em 2025, o programa completou dez anos de atividades em Piracicaba, recebendo moção de aplausos da Câmara Municipal em reconhecimento ao impacto educacional e comunitário do projeto. O Prêmio Ação Pela Água consolida esse legado e confirma o protagonismo do Governo de SP, por meio do IPA, na construção de políticas de educação ambiental comprometidas com resultados concretos.
Destaca-se também a relação do EducaTrilha com pesquisas científicas, as quais embasaram a sua criação em 2015, o seu novo formato em 2018 e vêm contribuindo continuamente com subsídios para o aprimoramento do programa. Assim, o EducaTrilha se renova, se fortalece e produz ainda mais frutos a cada ano.
Mín. 14° Máx. 24°
