Quarta, 24 de Junho de 2026
11°C 14°C
Toledo, MG
Publicidade

Começa nesta terça-feira (14/10) o período de inscrição do Sucem 2026

Famílias devem realizar o cadastro até 14/11 pelo site oficial do sistema

14/10/2025 às 18h16
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lembra que, a partir desta terça-feira (14/10), estarão abertas as inscrições do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o ano letivo de 2026. O prazo segue até 14/11 e deve ser realizado exclusivamente pelo site  cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Continua após a publicidade
Anúncio

O Sucem organiza o ingresso de novos estudantes na rede pública estadual e municipal em 775 municípios, garantindo critérios de transparência e prioridade no encaminhamento das vagas. A renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino foi realizada automaticamente até o dia 9/10.

A subsecretária de Articulação da SEE/MG, Cláudia Lara, reforça o chamado às famílias mineiras. “Aquele estudante que deseja mudar de escola ou quer vir para a rede pública, é hora de fazer o seu cadastro. Nesta terça-feira (14/10) até 14/11, todas as escolas da rede pública em mais de 700 municípios de Minas Gerais estão preparadas para atender às famílias”, orienta a subsecretária.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para mais informações, a íntegra da Resolução SEE nº 5.191/2025, que regulamenta o processo de cadastro e matrícula, pode ser consultada neste link . As famílias que precisam inscrever novos estudantes devem ficar atentas ao prazo e buscar apoio nas escolas estaduais e municipais, nos municípios que aderiram ao processo de cadastro unificado, em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso à internet. 

Tecnologia

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a rede estadual, o Sucem é a porta de entrada dos estudantes no ecossistema da educação, e se comunica diretamente com a plataforma Simade, onde são registradas as matrículas dos estudantes. Responsável pelo desenvolvimento e sustentação do Sucem, a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) detalha as novidades da plataforma. 

“Para 2025, a novidade é a integração com a Receita Federal para validação do CPF do candidato, solução implementada pela Prodemge para garantir uma maior integridade dos dados já na inscrição, uma vez que a consistência nas informações registradas é fundamental para a segurança e agilidade do processo”, detalha o gerente de produto da companhia, Matheus Silvino.

Nesse sentido, ele destaca a importância do candidato cadastrar um CPF válido. Caso não possua o documento, o próprio Sistema direciona o candidato para emissão on-line e gratuita. 

A previsão da SEE é disponibilizar o resultado do encaminhamento, que especifica em qual escola o candidato foi alocado, em 10/12. Pais, responsáveis ou o próprio estudante (quando maior de idade) deverão comparecer à escola designada entre os dias 26/12 e 9/1, portando os documentos necessários à efetivação da matrícula.

A partir desse momento, a matrícula é realizada no Simade, sistema de gestão escolar também desenvolvido pela Prodemge em parceria com a SEE/MG.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 14°

12° Sensação
1.35km/h Vento
86% Umidade
100% (15.74mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Qui 14° 10°
Sex 18° 11°
Sáb 21° 11°
Dom 21° 11°
Seg 20° 12°
Atualizado às 05h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,540,42 -0,18%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade