O Estádio Jornalista Felippe Drummond, o Mineirinho, se prepara para receber grandes eventos esportivos em outubro. Nesta sexta-feira (10/10) e domingo (12/10), o ginásio vai sediar as semifinais e a final do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Já no dia 26/10, o time americano de basquete Harlem Globetrotters realiza uma exibição no Mineirinho.
Os eventos demonstram o compromisso do Governo de Minas com o esporte, como destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , Alê Portela. “Temos investido com seriedade e compromisso porque entendemos que isso vai muito além da prática esportiva: é saúde, educação, inclusão social e é oportunidade de futuro para milhares de mineiros”, afirma.
Em 2022, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou o leilão para a concessão do Mineirinho, arrematado pelo consórcio DMDL/Progen por um período de 35 anos. O ginásio já passou por obras de melhoria da cobertura e da fachada, substituição do piso da quadra e reformas nas instalações sanitárias, elétricas e nos estacionamentos. As áreas de convivência e de alimentação também foram revitalizadas, garantindo um ambiente mais acolhedor e funcional ao público.
“O Mineirinho é um símbolo para os mineiros e volta a cumprir seu papel de palco dos grandes eventos. As melhorias realizadas no espaço mostram o resultado do trabalho do Governo de Minas para devolver à população um equipamento público moderno, seguro e preparado para receber o esporte e o lazer que o nosso estado merece”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Destaque no vôlei nacional
Nos últimos anos, Minas Gerais se consolidou como uma potência no vôlei. Nas últimas cinco edições da Superliga, equipes mineiras ganharam quatro títulos no feminino (três com o Minas e um Praia Clube) e três no masculino, todos com o Sada Cruzeiro.
Para a próxima temporada, Minas novamente chega com destaque, com oito times no total, sendo cinco no masculino e três no feminino; o maior número entre todos os estados que têm representantes no torneio de clubes. Desses, três contam com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que permite o repasse de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para financiar projetos esportivos.
Mais oportunidades
O Governo de Minas, por meio da Sedese, mantém importantes programas voltados para o desenvolvimento do esporte no estado. No ano passado, a LIE apoiou 107 projetos em 50 municípios mineiros, distribuindo recursos em diversas regiões do estado. Já para este ano, houve uma ampliação do teto, permitindo a captação de até R$ 89 milhões, valor que representa mais que o triplo dos R$ 26,5 milhões disponibilizados em 2024.
Outras iniciativas, como o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, o ICMS Esportivo e o Núcleo de Fomento ao Paradesporto, também reforçam o compromisso do Governo de Minas com o esporte, fortalecendo desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, com especial atenção à inclusão e ao desenvolvimento social.
Mín. 12° Máx. 22°