Quinta, 25 de Junho de 2026
10°C 16°C
Toledo, MG
Publicidade

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

Material de apoio já está disponível online; capacitações começam em 11/9 e seguem até 9/10

19/08/2025 às 14h28
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Pedro Vilela
Pedro Vilela

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , por meio da Diretoria de Qualificação e Capacitação, lançou a Cartilha de Orientação para Gestores do Turismo de Minas Gerais e anunciou o início do 2º ciclo dos Aulões do Turismo, que terão início em 11/9. As iniciativas foram apresentadas durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais e integram o projeto Caminhos do Turismo: uma jornada para novos gestores.

Cartilha de orientação para gestores

Continua após a publicidade
Anúncio

O material tem como objetivo auxiliar gestores públicos municipais e demais interessados no desenvolvimento do turismo local e regional. A cartilha reúne, de forma simplificada, informações práticas sobre formalização, gestão, planejamento, instrumentos e políticas públicas para o setor.

Além disso, oferece conteúdos complementares, como vídeos, artigos e documentos oficiais, acessíveis por meio de links, para quem deseja se aprofundar no tema.

Suporte com 'Aulões do Turismo'

Após sucesso expressivo do primeiro Ciclo de Aulões, que contou com a participação de gestores de Moçambique, de 15 estados de todas as regiões do Brasil e 384 municípios mineiros, dentre os quais 95% consideraram o conteúdo “totalmente relevante”, a Secult-MG promove o 2º ciclo dos Aulões do Turismo. Esta etapa tem como foco a continuidade das capacitações, com a participação de especialistas convidados.

Os temas abordados anteriormente serão retomados de forma transversal, conectando-se a novos assuntos igualmente importantes para a formulação e gestão de políticas públicas de turismo. Além disso, foram incorporadas pautas sugeridas pelos participantes do primeiro ciclo, garantindo que os conteúdos reflitam as demandas reais dos gestores e promovam a articulação entre as duas etapas dos Aulões, de modo a ampliar a troca de experiências e o repertório técnico das equipes das secretarias municipais.

Os aulões serão ao vivo e online, sempre às terças e quintas-feiras, entre os dias 11/9 e 9/10, das 10h às 11h30m.  O link de acesso às aulas será enviado por e-mail antes de cada encontro e haverá emissão de certificado aos participantes. Inscrições devem ser realizadas por meio deste link . A programação completa está disponível aqui

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
11°
Tempo nublado

Mín. 10° Máx. 16°

10° Sensação
1.04km/h Vento
85% Umidade
100% (10.52mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 15° 11°
Sáb 22° 11°
Dom 21° 12°
Seg 21° 12°
Ter 20° 11°
Atualizado às 02h24
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,370,18 +1,31%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade