
A Receita Federal recebeu, até as 10h desta quinta-feira (20/3), dois milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024. No primeiro dia, foram entregues 561 mil documentos ao Leão.
O prazo de entrega da declaração do IRPF 2025 começou nessa segunda-feira (17/3) e se estende até 30 de maio. A expectativa do Fisco é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até a data limite.
Quem não fizer ou atrasar a entrega dos documentos à Receita terá de pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74 e no valor máximo correspondente a 20% do imposto devido sobre a renda.
O processo de restituição do IR é nada mais do que a devolução de valores pagos a mais, que foram retidos pela fonte pagadora (empresas e órgãos públicos) ou autônomos, relacionados ao Imposto de Renda.
Neste ano, o pagamento das restituições começa em 30 de maio, último dia para entregar a declaração do IRPF.
Cronograma de lotes de restituição:
A Receita informou alterações nas regras de ordem de recebimento da restituição. Agora, os contribuintes que optarem simultaneamente pela declaração pré-preenchida e o recebimento da restituição via Pix terão prioridade.
Como ficou a priorização das restituições do IRPF 2025:
Mín. 12° Máx. 29°
