Quarta, 24 de Junho de 2026
11°C 14°C
Toledo, MG
Publicidade

Brasil e Espanha assinam acordo de promoção e valorização da gastronomia e do turismo

Na cerimônia, a Academia Iberoamericana de Gastronomia concedeu ao presidente Lula um diploma de reconhecimento por sua luta contra a fome e a desn...

06/09/2023 às 18h00
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhe:
Acordo entre Brasil e Espanha prevê a promoção da gastronomia e do turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur
Acordo entre Brasil e Espanha prevê a promoção da gastronomia e do turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Aprovada por mais de 90% dos estrangeiros que visitam o Brasil, a gastronomia é um dos grandes atrativos para turistas no país. E para impulsionar cada vez mais o turismo gastronômico, o ministro do Turismo, Celso Sabino, firmou uma parceria com a Academia Iberoamericana de Gastronomia (AIBG). O acordo, que prevê cooperação na realização de projetos associados também à cultura e à imprensa, foi assinado nesta quarta-feira (06.09) na Embaixada do Brasil, em Madri (Espanha).

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente da AIBG, Rafael Ansón, aproveitou a oportunidade para conceder um diploma ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento a ações significativas no âmbito da gastronomia e da alimentação. No caso do presidente Lula, a honraria destacou “sua contribuição contra a fome e desnutrição no mundo”.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da gastronomia para a atividade turística. “De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivo de viagens, e o Brasil tem muito a mostrar ao mundo com sua culinária única. Acordos como este assinado no dia de hoje são essenciais para que possamos mostrar toda essa riqueza”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

“É uma honra estar na Embaixada desse grande país que é o Brasil, por sua diversidade e dimensão. E, por isso, a Academia vai propor que em 2024 São Paulo seja a capital Iberoamericana da cultura gastronômica e da diversidade”, anunciou Rafael Ansón.

A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, elogiou a iniciativa e seus impactos para o turismo. “Essa parceria vai atrair turistas para o Brasil e fomentar a culinária local, atuando assim no crescimento do trabalho, emprego e renda", avaliou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Academia Iberoamericana de Gastronomia agrupa as Academias Nacionais de Gastronomia de 15 países, como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru e Portugal. O objetivo da entidade é fomentar a divulgação e a proteção da culinária e das atividades gastronômicas dos povos ibero-americanos.

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 14°

12° Sensação
1.35km/h Vento
86% Umidade
100% (15.74mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Qui 14° 10°
Sex 18° 11°
Sáb 21° 11°
Dom 21° 11°
Seg 20° 12°
Atualizado às 05h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,089,29 +0,27%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade