Quarta, 24 de Junho de 2026
11°C 14°C
Toledo, MG
Publicidade

Argentina sob Milei recua após classificar deficientes como “idiotas”

Resolução foi erro derivado de conceitos obsoletos, diz agência

28/02/2025 às 14h01
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Argentina sob Milei recua após classificar deficientes como “idiotas”

Resolução da Agência Nacional da Pessoa com Deficiência (Andis) da Argentina, publicada nesta quinta-feira (27), causou revolta entre entidades e famílias de pessoas com deficiência intelectual por ter classificado essas pessoas pelos termos “imbecil”, “idiota” e “débil mental” de acordo com o grau da incapacidade cognitiva.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após a repercussão negativa, a entidade que cuida do tema, sob a gestão do governo de Javier Milei, afirmou que a resolução publicada no Diário Oficial do país foi um erro derivado do uso de conceitos obsoletos e que a resolução será refeita.

“Os regulamentos incluíam um anexo contendo termos que historicamente foram usados ​​na medicina psiquiátrica para descrever graus profundos de déficit intelectual, mas que agora foram descontinuados”, informou a Andis. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A resolução publicada descrevia os critérios para classificação do grau de deficiência intelectual para a concessão de benefícios para pessoas com incapacidade para o trabalho.

Segundo a norma, ainda em vigor, o “idiota” é aquele que “não lê, nem escreve, não conhece o dinheiro”, além de “não atender suas necessidades básicas, não conseguir subsistir sozinho”. Já o “imbecil” seria aquele que “atende suas necessidades elementares, podem realizar tarefas rudimentares”.

Continua após a publicidade
Anúncio

O documento classifica ainda o “débil mental” como leve, moderado e profundo, sendo o profundo aquele que “somente assina, tem vocabulário simples, não maneja dinheiro, pode realizar tarefas rudimentares”.

Por meio de nota, a Associação Síndrome de Down da Argentina (Asdra) repudiou a mudança na classificação realizada pelo governo. Para a entidade, a classificação é discriminatória e estigmatizante contra as pessoas com deficiência intelectual.

“Essas expressões, além de inaceitáveis ​​do ponto de vista ético e de direitos humanos, reforçam preconceitos e concepções arcaicas que violam a dignidade das pessoas com deficiência intelectual. Essas são expressões introduzidas em 1912 e substituídas há mais de 70 anos”, destacou a associação argentina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo, MG
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 14°

12° Sensação
1.15km/h Vento
86% Umidade
100% (15.74mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Qui 14° 10°
Sex 18° 11°
Sáb 21° 11°
Dom 21° 11°
Seg 20° 12°
Atualizado às 02h16
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,182,24 +0,30%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade